Deixados para trás - 4 - A Colheita: a escolha está feita (1999)


Para saber mais sobre a Franquia Deixados para trás, leia aqui.

*** ATENÇÃO: Spoilers do Livro Nicolae ***

De que lado você vai ficar?
Essa é a pergunta que o quarto livro da série Deixados para trás, A Colheita (1999), vai responder.
Capa da edição brasileira. Após terminar o livro que eu entendi o que ela significa



Sinopse
Continuação direta de Nicolae, A Colheita acompanha Buck e Rayford logo após os terremotos que varreram a Terra. Eles temem estar sozinhos, pois estavam separados no momento do ocorrido e distantes de suas amadas.
Buck sabe que Tsion Ben-Judá está confinado ao abrigo subterrâneo do Comando Tribulação, mas e Chloe, onde estaria?
Rayford está do outro lado do mundo e espera que Amanda estivesse em um voô, não sendo afetada pelo mega terremoto. Mas ela não atende continua não dando notícias.
Papel de parede revela um pouco sobre as profecias que veremos no livro
Hattie Durham, que carrega o filho de Nicolae em seu ventre, também está desaparecida, mas não são apenas seus amigos que estão em busca dela...
A Comunidade Global corre contra o tempo para restabelecer a comunicação, saneamento, estradas, aeroportos e a nova capital global, Nova Babilônia. A sincronia entre os acontecimentos é tanta que o  Comando Tribulação começa a se questionar como Carpatia teria se preparado tão bem perante as profecias.

Com a civilização se recuperando tão rápido após tal evento, Carpatia parece nada temer, exceto que a cada Juízo da Trombeta que se realiza, menor é o número de céticos e mais forte fica o Comando Tribulação.

Opinião
O livro se resume a busca de Buck e Rayford pelos seus amigos, entes queridos e membros do Comando Tribulação. No caminho de Buck está um mundo pós-apocalíptico a lá Fallout ou The Walking Dead (HQ). Rayford está no oriente médio, próximo da região da Israel que foi poupada pelo cataclisma. Isso lhe da condições de procurar por Amanda e buscar as verdades por detrás do envolvimento dela com a Comunidade Global. Gostei dessa parte.

A descrição do cenário de destruição com a quantidade enorme de pessoas mortas, carros retorcidos e rachaduras no chão é boa. O detalhamento é básico, mas instigador, me deixou bem empolgado em ler e ver como os personagens iriam passar por essa situação complicada.

O Comando Tribulação começa a soar como uma party de RPG, com novos membros e papéis bem definidos. Os membros ligados a Comunidade Global começam a se decidir de que lado vão estar, se serão fugitivos ou infiltrados.


A tal colheita do título só da as caras em poucas citações de Tsion Ben-Judá, deixando o conceito bem vago. Ao final é que pude entender do que se tratava. Enfim, ficou meio no ar o que aconteceria, até os personagens pareciam perdidos.
Talvez a própria tradução do título do inglês Soul Harvest não seja apropriada e tenha contribuído para o entendimento do enredo e/ou a expectativa que é passada ao leitor.

Ocorrem dois eventos épicos, contados em duas folhas. Como um meteoro caindo na Terra pode ser simplificado de tal forma que o leitor sinta que está lendo um retrospecto, não a narrativa?
Da mesma forma, a queda de um outro corpo seleste, chamado Absinto, foi resumido em 2 ou 3 paragrafos. No geral, o livro engrandece acontecimentos pequenos e o inverso com outro de maior escala.

Somando esses dois últimos pontos ao final fraco (se comparado com os outros), e também que em 1999 foi lançado também mais outro livro da série, eu diria que A Colheita é um filler no meio da série. Contém eventos importantes, boa história, mas a velocidade em contar os eventos relevantes e a lentidão em coisas menores afeta a leitura.

2 comentários:

daiany disse...

quero saber sobre o filme deixados para trás 4 já saiu?

Cássio Nandi Citadin disse...

Não vai sair o 4 não. Pelo que sei, vai sair um remake com Nicholas Cage ou alguém tão famoso quanto.

Leave a Reply


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...